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Na capital, bem ali no bairro da Água Branca, na Zona Oeste paulistana, há um clube que nasceu, cresceu e se desenvolveu pelas mãos de ferroviários. Falamos do Nacional Atlético Clube. E quem circula pelo interior do país, especialmente pelo interior do Estado de São Paulo, pode, facilmente, se deparar com uma malha de trilhos e estações de trem abandonadas. Mas nem sempre foi assim.
São Paulo Railway, Paulista, Mogiana, Sorocabana, Noroeste e Araraquarense. Não, não falamos de times de futebol. Falamos das companhias de trem que nasceram no Brasil pelas mãos inglesas. Por traz da expansão das ferrovias estava o ouro negro, o café que precisava ser escoado para os portos e para o beneficiamento antes de ser exportado. As plantações de café se espalhavam pelo interior de São Paulo. Charles Miller (1874-1953), a quem se credita, junto com Oscar Cox (1880-1931), a introdução do futebol no Brasil era funcionário da São Paulo Railway. A companhia inglesa que rasgava as fronteiras do estado e do país com as ferrovias.
Charles Miller ajudou a criar o futebol em São Paulo. Cox fundou o Fluminense Football Club e auxiliou o desenvolvimento do futebol no Rio de Janeiro. Ambos eram filhos ilustres de ingleses que formavam uma elite abastada que se formou no Brasil sendo educada na Europa. Eram essencialmente ligadas ao governo ou às empresas inglesas que atuavam no Brasil. 
Tudo começou com a grande expansão do capitalismo a partir de 1850, comandada pelo Imperialismo Inglês de onde teve início a revolução industrial movida a locomotivas a vapor. Junto com os ingleses, chegavam bolas de football. Matches de football pipocavam às margens dos trilhos em construção. Fields eram marcados para que os funcionários ingleses pudessem se recrear. Os brasileiros que com eles trabalhavam logo se envolviam nos jogos organizados pelos civilizadores que, há poucos séculos saqueavam navios de ouro e prata a mando da coroa. Assim, nascia o futebol brasileiro e se formavam os sportman civilizados.
 O Nacional, inicialmente São Paulo Railway Athletic Club teve que mudar de nome com o fim da concessão de serviços da empresa ao Brasil. O ano era 1946, fim da 2ª guerra, quando as estradas de ferro foram nacionalizadas e o império inglês entrou em decadência. A equipe também teve seu nome alterado. Nascia o Nacional Atlético Clube. Mas as cores iniciais, o azul, o vermelho e o branco, da bandeira da Inglaterra foram mantidos. Seu estádio, o O Nacional não disputa a primeira divisão desde 1959, quando foi rebaixado. O estádio onde o Nacional manda seus jogos, Nicolau Alayon, é um típico estádio inglês, situado na Rua Comendador Sousa. Foi inaugurado 1938 na derrota por 2 a 1 para o Corinthians. Mas ainda é o clube dos ferroviários.

Para saber mais: 
https://nacionalac.webnode.com.br/historia/