Editora Tribo da Ilha. Brasil 2023. 272 páginas.

Sobre

APRESENTAÇÃO

A nova realidade social contemporânea se caracteriza pelo desenvolvimento imerso em constantes transformações que vem acontecendo nos diferentes campos da atuação humana, como no tecnológico, na produção econômica, na cultura, na sociabilidade, na política, com reflexos imediatos no dia-a-dia das pessoas. Essas transformações são incontestáveis também no campo esportivo, em seus diversos aspectos, físico, psíquico e social.

Hoje, as diversidades de práticas esportivas, aqui trataremos do futebol, ganha um caráter hegemônico o que provoca, em relação aos meios de comunicação de massa um aspecto dominador e único. Torna um fenômeno esportivo, social e cultural relevante no mundo e em especial no Brasil. Movimenta milhões de pessoas, vultosos recursos financeiros e torna-se um desejo para muitos.

Assim, fomentar debates, conhecer suas práticas, simbolismos, valores e cultura, seu movimento e desenvolvimento, a partir de uma práxis como e sobre o futebol é condição sine qua nom para o esclarecimento acerca dos bens da cultura corporal. Especialmente em um lócus de promoção do saber como é a universidade.

Nesses termos, entendendo que o esforço de reduzir as desigualdades em suas diversas faces não ocorre de forma isolada, o Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Sergipe (DEF/UFS) historicamente, no campo da pesquisa, ensino e extensão tem buscado parcerias com instituições que visem a promoção, inclusão e qualificação dos diversos atores sociais (professores, técnicos, atletas, estudantes, cidadãos). Assim, no ano de 2020 a Universidade Federal de Sergipe – UFS, através do Departamento e Educação Física – DEF, implantou um núcleo do Programa Academia & Futebol em convênio com o Ministério do Esporte através da Secretaria Nacional de Futebol e da Defesa dos Direitos do Torcedor e as Prefeituras de São Cristóvão e Aracaju, atendendo a 220 alunos de ambos os sexos, de escolas públicas municipais com e sem deficiência, localizadas em comunidade social e economicamente vulneráveis.

O Programa é desenvolvido em três pilares: Intervenção promovendo vivência dessas modalidades, contemplando os aspectos conceituais, procedimentais e atitudinais; a Pesquisa fomentando a produção científica sobre o futebol, nos aspectos, técnicos, táticos e sociais como violência no futebol; e Cursos e Evento Científico realizando cursos e eventos científicos com o objetivo de: qualificar, formar e ampliar o conhecimento técnico e científico sobre áreas e temas importante na atualidade para formação dos alunos, pais profissionais que trabalham na gestão e outras áreas do futebol.

Nesses termos, tendo como metodologia a gestão do conhecimento, é que nasce o livro Futebol & seus Contextos, com o objetivo de reunir informações relevantes que possam ser compartilhadas com os interessados e profissionais da área do futebol.

Prof Dr. Ailton Fernando Santana de Oliveira

Coordenador do Academia & Futebol DEF/UFS

Arquivo