Editora Fontoura. Brasil 2009. 144 páginas.

Sobre

Em muitos países principalmente na Europa o treinamento é focado em exercícios mecânicos e previsíveis. No Brasil o treinamento é voltado para as situações de jogo, desde a infância no futebol de salão e a partir dos 11 anos onde se começa a prática do futebol de campo. Atualmente os treinadores/educadores estão restringindo muito o treinamento em exercícios isolados sem dinamismo, robotizando a nova geração. Principalmente na infância é muito importante dar prioridade a criatividade e liberdade em campo, com certa organização.

O foco principal desta bibliografia é trazer uma nova proposta de treinamento, ou seja, o treinamento global. O treinamento global é definido como uma situação econômica onde os aspectos físicos, e principalmente técnicos e táticos são desenvolvidos em situações reais de jogo.

Futebol: Treinamento Global em jogos reduzidos incorpora as raízes do futebol brasileiro, com uma forte influência do futsal, futebol de rua e futebol de areia ou praia. Serão 102 jogos em espaços reduzidos divididos em quatro tópicos: Jogos de Aquecimento, Jogos Adaptados, Jogos com Regras Específicas e Jogos de Transição.

Incorporando essa nova proposta em seu treinamento ajudará a mudar o treinamento estático e mecânico pelo treinamento em situação real de jogo, desenvolvendo jogadores mais imprevisíveis e ao mesmo tempo trazendo mais motivação e diversão.

  • Capítulo 1: Metodologia de formação .
  • Capítulo 2: Jogos para aquecimento.
  • Capítulo 3: Jogos adaptados.
  • Capítulo 4: Jogos com regras específicas.
  • Capítulo 5: Jogos de transição.

Acessar