Futebol: Uma Revisão Sistemática da Produção Científica Nacional e Internacional Sobre a ótica Econômico-financeira
Por Leonardo de Lima Neves (Autor), Sirlei de Andrade Maciel (Autor), Milena Benteu de Marins (Autor), José Aparecido Moura Aranha (Autor).
Em Podium Sport, Leisure And Tourism Review v. 11, n 3, 2022.
Resumo
Objetivo do estudo: O presente estudo teve como objetivo verificar quais são os indicadores financeiros mais evidenciados nos estudos que analisam os clubes de futebol. Portanto, adotou-se a revisão sistemática com a metodologia PRISMA, efetivada nas bases Scopus e Web of Science.
Metodologia/abordagem: De caráter descritivo, a pesquisa se efetivou, através de revisão sistemática onde foi definida uma string de busca (palavras-chaves): ("soccer" OR "football clubs") AND ("financial performance" OR "economic performance" OR "financial" OR "financial indicator*"), e foram encontrados 151 trabalhos que, após selecionados, resultaram em 16 artigos a serem investigados. A partir disso, foi descrito o perfil das publicações, identificando objetivos, procedimentos metodológicos e principais resultados.
Originalidade/Relevância: A revisão sistemática aplicada nas pesquisas que analisam os clubes de futebol poderá servir de base para futuros estudos, constituindo-se como um respaldo para novos progressos, além de propor um arcabouço com métricas de desempenho econômico e financeiro.
Principais resultados: O ano de 2019 foi o período com maior número de trabalhos, sendo 6 artigos publicados. Tratando-se das revistas onde estes trabalhos foram publicados, destaca-se a PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review com 4 trabalhos e a Revista Evidenciação Contábil & Finanças com 2 trabalhos. Dentre os achados, foi elaborado um rol com 48 indicadores, sendo o ROA como métricas mais recorrentes nos estudos, seguindo pela Liquidez Corrente presente em oito trabalhos. Em terceiro lugar, Liquidez Imediata e o ROE apareceram em cinco estudos cada.
Contribuições teóricas/metodológicas: Esta pesquisa agrega a literatura ao evidenciar os índices mais utilizados nos estudos científicos, podendo servir de base para novos estudos.