Futebolização do Esporte na Televisão: Compromisso com o Jornalismo ou com os Números de Audiência?
Por Cristiane Finger Costa (Autor), Mariana Corsetti Oselame (None), Mariana Corsetti Oselame (Autor).
Resumo
Este artigo aborda a cobertura esportiva da televisão aberta brasileira. Os objetivos são mensurar a predominância dos conteúdos de futebol em relação aos de outros esportes; evidenciar a utilização do “engraçadismo” no tratamento das informações esportivas no contexto do infoentretenimento; e discutir se o amplo espaço destinado ao futebol é resultado da aplicação de critérios jornalísticos ou se é fruto da pressão por bons números de audiência. O corpus analisado inclui as versões gaúcha e paulista do programa Globo Esporte, exibido pela Rede Globo e por suas emissoras afiliadas. A argumentação teórica desta abordagem tem como base os conceitos de Alcoba (1999), Traquina (2008), Wolf (1985) e Rangel (2006).