Sobre
A tentativa de aliar a teoria com a prática é constante na área esportiva. Para o futsal esta perspectiva não é diferente. Por isso, o estudo dele como área da Educação Física deve ocorrer para que as estratégias e os contextos envolvidos com o futsal sejam melhor entendidos e aplicados. No entanto, a quantidade de estudos ainda não condiz com o status que o futsal apresenta no meio esportivo, principalmente, entre os brasileiros. Desta forma, este livro procura agrupar conhecimentos científicos sobre o futsal, nos diversos aspectos que tangem este desporto, referenciando a aplicação prática para estes conhecimentos. Na busca de atingir o objetivo proposto, conhecimentos teórico-práticos foram evidenciados com a finalidade de desenvolver novas perspectivas para o processo de ensino/aprendizagem e treinamento. Os aspectos técnico, tático, físico e psicológico foram abordados para substanciar as aplicações de conceitos teóricos durante o planejamento e execução do ensino/treinamento. Aliado a estes aspectos, os procedimentos pedagógicos foram discutidos com a intenção de indicar procedimentos e possibilidades de atividades e condutas adequadas para o nível de experiência do grupo de jogadores que estão sendo ensinados/treinados. Ainda, aspectos referente à avaliação aplicada ao futsal, que auxiliam na verificação do desempenho e do andamento de programas de ensino/treinamento foram abordados. Além disso, foi indicado qualificações importantes referente à formação do profissional que trabalha com o futsal, apresentando nuances a respeito do conhecimento teórico, advindo da graduação em Educação Física, e prático, ocorrido pela experiência.
Sumario
1. Futsal e apontamentos históricos
1.1. E o futsal feminino?
1.2. Por que o futsal não é esporte olímpico?
1.3. Referências
2. As regras do Futsal e as constantes alterações
2.1. Implicações das mudanças nas regras do futsal
2.2. Referências
3. Considerações sobre o Futsal
3.1. Referências
4. Aspectos técnicos
4.1. As Possibilidades de cada ação
4.2. Ações do goleiro
4.3. Como analisar as ações durante o a jogo?
4.4. Referências
5. Biomecânica aplicada ao Futsal
5.1. Uma visão geral da biomecânica do chute
5.1.1. Aspectos relacionados à análise biomecânica do membro suporte
5.1.2. Aspectos relacionados à análise biomecânica de chute
5.2. Aspectos biomecânicos da assimetria de movimento e de desempenho durante a prática do futsal
5.3 Referências
6. Aspectos táticos
6.1. Histórico dos sistemas de jogo
6.1.1. Posicionamento ofensivo e algumas estratégias
6.1.2. Posicionamentos defensivos e estratégias para o desarme
6.1.3. Jogadas ensaiadas com posse de bola
6.2. Referências
7. Aspectos físicos do Futsal
7.1. Sistemas energéticos e princípios do treinamento
7.2. Capacidades físicas
7.3. Características físicas do Futsal
7.4 Referências
8. O Futsal aos olhos da psicologia do esporte: relações com os fatores externos
8.1. A visão equivocada da escalada social no esporte
8.2. A torcida: grande incógnita
8.3. O técnico esportivo: maestro de uma orquestra afinada?
8.4. Pais de atletas: inocentes ou vilões no esquema?
8.5. Reflexões finais
8.6. Referências
9. Da iniciação ao treinamento: aspectos pedagógicos de acordo com o nível de treinamento
9.1. Características das faixas etárias
9.2. Condutas do treinador/professor
9.3. Introdução aos aspectos pedagógicos do Futsal
9.3.1. Iniciação: o que é importante
9.3.2. Adolescência: iniciando um processo de treinamento
9.3.3. Alto nível: a necessidade de alto desempenho
9.4. Aspectos técnicos, táticos, físicos e psicológicos da especialização precoce
9.5. Exemplos de exercícios para ensino e treinamento do Futsal
9.6 Referências
10. Testes para a avaliação do rendimento
10.1. Avaliação das ações no Futsal
10.2. Avaliação das estratégias táticas no Futsal
10.3. Avaliação antropométrica, morfológica e das capacidades físicas no Futsal
10.4. Avaliação psicológica no Futsal
10.5 Referências
11. Reflexões sobre a profissionalização no Futsal
11.1. De onde vem? Como definir profissão?
11.2. E o esporte? E o Futsal?
11.3. Perspectivas
11.4. Referências