Resumo

O objetivo geral do presente estudo foi de constituir uma proposta para procedimentos de aula para a iniciação na modalidade Futsal. Tal proposta foi fundamentada na articulação de métodos a partir dos princípios organizacionais de ensino nos Jogos Esportivos Coletivos (JEC) e da estratégia de situação-problema, projetam-se introdutoriamente os objetivos específicos que são: explicar a metodologia da proposta baseada em situação-problema; expor, de maneira a conceituar e fundamentar um raciocínio de maneira coerente, a teoria que fundamenta a proposta baseada em situação-problema; sugerir, de maneira a construir a partir da explicação da proposta e de seu método e seus conceitos, as atividades da proposta fundamentada em situação-problema. Portanto, foi utilizado como estratégia didático-pedagógica a aprendizagem por situações-problema, seguindo como exemplo os princípios organizacionais de ensino nos JEC, “analítico-sintético” e “global-funcional”. Para este método, um problema é utilizado como estímulo ao desenvolvimento motor e de inteligências para melhor tomada de decisão, primordiais para o jogo Futsal. O estudo se fez através da revisão bibliográfica que teve como finalidade o levantamento das fontes primárias seguidas por análise textual, temática e interpretativa. Através dessa pesquisa foi possível detectar a importância na utilização de situações-problemas como ponto de partida, na qual as atividades através de uma metodologia global podem possibilitar ao praticante a oportunidade de capacitar os elementos técnicos, táticos e físicos juntos de forma diversificada e motivadora, respeitando o período de iniciação esportiva, abrangendo assim sua aprendizagem, protagonizando o aluno como agente responsável pelo seu próprio aprendizado.

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