Resumo

Este artigo tem o objetivo de inter-relacionar a teoria de ensino dos jogos esportivos coletivos de Claude Bayer e a tática defensiva contemporânea do futsal, de modo a levantar subsídios pedagógicos da primeira que pudessem contribuir para a compreensão tática da segunda, organizando-a didaticamente. Para tanto, foram analisados o livro “O ensino dos desportos colectivos”, no qual Bayer apresenta os princípios operacionais defensivos comuns aos esportes coletivos e suas respectivas regras de ação, e publicações nacionais e internacionais especializadas, datadas a partir da década de 1990 que apresentassem um referencial tático defensivo sobre futsal. Foi possível construir uma reflexão sobre formas de compreensão tática de situações de defesa no futsal a partir dos princípios operacionais dos esportes coletivos propostos por Bayer. Acredita-se que este trabalho pode contribuir com avanços na pedagogia do esporte em relação à otimização de processos pedagógicos que objetivem promover a melhoria da compreensão tática de treinadores e jogadores de futsal.

Acessar