Resumo
O número crescente de alunos rotulados como portadores de dificuldades de aprendizagem e a formação precária dos professores para o 1º grau fazem com que seja fundamental investir-se nos cursos de habilitação para o magistério visando uma preparação mais adequada dos futuros professores e, conseqüentemente, uma alteração no processo de produção do fracasso escolar. O presente estudo teve por objetivo avaliar um programa de ensino destinado a alunos da Habilitação Específica de 2º grau para o Magistério. Esse programa visa capacitar futuros professores a compreender de forma mais ampla as chamadas dificuldades de aprendizagem, em especial, os "erros" em leitura e escrita, e a planejar formas de atuação frente a diferenças relacionadas ao processo de aquisição e desenvolvimento das duas habilidades. Participaram do estudo sete alunas que freqüentavam o 4º ano diurno da Habilitação Magistério de 2º grau. O programa de ensino foi desenvolvido em uma sala de aula de uma escola da rede pública da cidade de Botucatu (SP), durante dez encontros, com duração média de três horas. Estava estruturado em sete unidades que abordavam sucessivamente o conceito de alfabetização; diferentes métodos de alfabetização, dificuldades de aprendizagem e dificuldades em leitura e escrita; avaliação da leitura e da escrita, categorização de erros em leitura e escrita, significado da leitura e escrita e, finalmente, alternativas de atuação frente aos diferentes tipos de erros. Na elaboração do programa, considerou-se essencial, que as participantes fossem instrumentalizadas não apenas com conceitos, mas também com formas de atuar, já que pouco adianta ao aluno certo volume de informações de caráter teórico, se estas não servirem para fundamentar uma atuação diferente e significativa no futuro. O desenvolvimento das unidades envolveu a leitura e discussão de textos pertinentes e o desenvolvimento de trabalhos práticos: entrevistas com professores, análise de materiais de alunos, aplicação de instrumentos de avaliação, categorização de erros, elaboração e aplicação de atividades. A avaliação do desempenho do programa foi realizada através da análise de dados obtidos a partir de várias fontes: entrevistas com as participantes no início e no término do programa; respostas escritas das participantes a questões de avaliação, seja do conhecimento prévio, seja do aproveitamento das atividades de ensino e, finalmente, produtos de trabalhos práticos. Os dados coletados permitiram constatar uma evolução do conhecimento teórico das participantes e ganhos apreciáveis na capacidade de atuar frente aos chamados "erros" em escrita. Esses ganhos podem ter sido obscurecidos pelas dificuldades das participantes em expressão escrita, já que as avaliações feitas a cada unidade baseavam-se em respostas escritas das alunas. A análise dos dados permitiu ainda a formulação de sugestões para futuras aplicações do programa.