Resumo

Este trabalho tem como objeto as comunidades virtuais de jogadores – aqui entendidas como contextos de consumo, produção e circulação cultural –, refletindo a respeito dos limites e das oportunidades da socialização ensejada por elas no que se refere ao desenvolvimento da criticidade na relação entre videogames e seus consumidores. Em termos metodológicos, opera na perspectiva da etnografia de prática arqueológica, constituindo-se como um estudo de caso sobre a comunidade on-line UOL Jogos. Por meio da polêmica envolvendo o jogo Mass Effect 3, observa que vários dos conteúdos presentes nestes domínios detêm o potencial de expandir a compreensão dos jogadores acerca dos games, fornecendo conceitos e informações significativas que lhes permitem transcender e (res)significar suas experiências de jogo. Não obstante, por serem vulneráveis aos interesses e às visões de mundo de quem os produz, tais conteúdos também sinalizam a necessidade de novas competências críticas, capazes de preparar os jogadores para lidar com a complexidade presente nos conteúdos culturais dispersos dentro e em torno dos jogos.

Referências

ABBAGNANO, N. Dicionário de Filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

BETHESDA GAME STUDIOS. Fallout 3. United States of America: Bethesda softworks, 2008.

BIOWARE. Dragon Age: Origins. United States of America: Electronic Arts, 2009.

______. Mass Effect 3. United States of America: Electronic Arts, 2012.

CRUZ JUNIOR, Gilson. Eu jogo, tu jogas, nós aprendemos: experiências culturais eletrolúdicas no contexto do ciberespaço. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2012. Disponível em: <http://www.tede.ufsc.br/teses/PEED0943-D.pdf>. Acesso em: 09 dez. 2012.

EDGEWORTH, Matt. Acts of Discovery: an ethnography of archaeological practice. Oxford: Archaeopress, 2006.

FANTIN, Monica. Mídia-educação: conceitos, experiências, diálogos Brasil-Itália. Florianópolis: Cidade Futura, 2006

GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC,2008

HUIZINGA, Johan. Homo Ludens. São Paulo: Perspectiva, 2008.

JENKINS, Henry. Confronting the challenges of participatory culture: media education for the 21st century. Chicago: The Macarthur foundation, 2006.

______. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2009.

KANT, Immanuel. Resposta à pergunta: o que é esclarecimento? Textos Seletos. Tradução Floriano de Sousa Fernandes. 3. ed.Petrópolis Editora Vozes, 2005.

Acessar