Generalidades da GR

Parte de Ginástica Rítmica: do Contexto Educacional à Iniciação Ao Alto Rendimento . páginas 21 - 41

Resumo

a GR é conhecida como uma atividade desportiva de inúmeras possibilidades de movimentos corporais que combina elementos de ballet, ginástica, dança e expressão corporal e facial. Estes movimentos são realizados em harmonia com a música e coordenados com o manejo dos aparelhos próprios desta modalidade olímpica. Os aparelhos são: bola, corda, arco, maças e fita.
Inicialmente era praticada apenas  por mulheres em nível de competição ou não, mas hoje em dia já existem grupos masculinos praticando a GR. A prática pode ser iniciada em média aos quatro anos de idade, o que não é uma regra para realidade educacional. Não há idade limite para finalizar a prática deste desporto, já que atualmente se encontram no mundo diversos grupos representando a GR em idades diferenciadas. A compreensão da GR aborda a seguinte tríade: CORPO, MOVIMENTO, MATERIAL.

A Ginástica Rítmica desenvolve graça e beleza em movimentos criativos que são traduzidos por meio de expressões pessoais e possui uma forma artística que proporciona prazer e satisfação estética aos que a assistem. É importante ressaltar as mudanças ocorridas na percepção estética corporal através dos anos. Quando a GR surgiu, os padrões estéticos de beleza feminina eram diferentes dos valores atuais, e a modalidade acompanhou estas modificações, pois o esporte é um produto do meio em que se vive.
Em relação ao treinamento de alto rendimento, as exigências de rendimento são altas desde as categorias menores e há um elevado grau de exatidão na realização de elementos complexos, o que obriga a ginasta a treinamentos intensos e diários. Os principais meios da GR são: ...