Gênero e Educação do Campo: Uma Análise Sobre o Futebol Feminino em Uma Escola do Campo
Por Priscila Gomes Dornelles (Autor), Antoniel dos Santos Peixoto (Autor).
Em XX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VII CONICE - CONBRACE
Resumo
Esta pesquisa objetivou compreender como se dá a prática positiva do futebol por alunas de uma escola do campo no município de Santo Antônio de Jesus, localizado no Recôncavo. O público alvo foi constituído por dez estudantes-meninas na faixa etária de 12 a 15 anos do ensino fundamental II - todas praticantes do futebol na escola e/ou na comunidade. Como instrumento, utilizamos a entrevista semiestruturada com gravação de áudio autorizada. A participação das entrevistadas esteve condicionada a aceitação do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido por parte do seu representante legal. As entrevistas foram realizadas na escola, transcritas e analisadas para a produção de categorias analíticas. Ressaltamos que utilizamos nomes fictícios para nos referirmos às falas destacadas nas entrevistas. As alunas entrevistadas demonstraram reconhecer o campo como um espaço bom para viver, destacando a produção do próprio alimento e valorização do meio ambiente. A dificuldade de comunicação e o aumento da violência são citados como aspectos negativos. Quanto à prática do futebol, as comunidades rurais apresentam certa organização para prática devido as associações rurais e/ou grupos de pessoas que se organizam para praticar futebol no campo. Assim, há um espaço destinado para o futebol feminino. Na escola, a disciplina de Educação Física se destaca como incentivadora, pois promove a prática do futebol pelas meninas.Consideramos que a prática positiva do futebol feminino se dá pelo fortalecimento e organização das comunidades do campo, incentivadas pelas associações, pois estas apoiam e proporcionam uma organização futebolística, movimentando os finais de semanas dos/as camponeses/as e, em conjunto com o apoio das mães, estimulam as meninas a jogarem futebol.