Resumo

O presente estudo teve como objetivo analisar como se expressam as desigualdades de gênero nas aulas de Educação Física das Escolas de Ensino Médio da cidade de Pelotas RS. Justifica se a escolha do tema em função da necessidade de ampliar a discussão acerca das questões de gênero dentro do ambiente escolar, de modo que todos os sujei tos que pertencem a esse ambiente sejam igualmente vistos e que o combate às opressões s eja prioridade dentro da escola, principalmente nas aulas de educaçã o f ísica. A pesquisa foi reali zada em Escolas Federais da cidade de Pelotas RS, tendo como sujeitos participantes os coordenadores da educação física e professores responsáveis pela disciplina de Educaçã o F ísica. A abordagem foi qualitativa e o procedimento metodológico utilizado foi de cunho exploratório/descritivo, tendo como instrumento de coleta de d ados a entrevista semiestrut urada. Por fim, a análise foi feita de forma que os dados coletados fossem destacados e organizados por pontos relevantes e eixos que precisam ser considerados. Pode se concluir que a sociedade contemporânea, apesar de todas as conquistas até o momento, ainda demonstra características da sua base patriarcal, sendo extremamente opressora e discriminatória com as mulheres. Desde muito cedo, meninas e meninos sofrem com o processo de construção de identidade. Isso porque eles estão constantemente em busca de alinhamento com os modelos tidos como “normais” pela sociedade, que reforça e pune o diferente do que é esperado para cada gênero.

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