Resumo

Este artigo objetiva analisar como as questões de gênero são tratadas nas aulas de Educação Física de uma escola da rede municipal de Rio Grande, RS. Este é um estudo piloto/exploratório que utilizou como instrumentos de coleta um questionário, aplicado nos/as estudantes do 9º ano, que concordaram em participar da pesquisa, e a entrevista semiestruturada, realizada com o professor de Educação Física. O lócus de investigação foi uma escola de ensino fundamental da referida cidade, localizada na zona rural desta. Como resultado foi percebida que, por um lado temos sujeitos que diferenciam os gêneros, reforçando os papéis sociais e estereótipos, e por outro temos indivíduos que tentam transformar a lógica social existente, manifestando ideais de uma sociedade mais igualitária. Sobre a Educação Física da escola, constatamos que as questões de gênero não são frequentemente debatidas nas aulas, visto que algumas situações são percebidas como naturais. Além disso, algumas estratégias de ensino utilizadas reforçam a caracterização de fragilidade feminina, sendo colaboradoras para manutenção do sistema binário e sexista. Como conclusão do estudo, ponderamos que a escola sim, é um local onde precisamos e devemos debater essas questões, pois ainda é um espaço que segrega, diferencia e oprime os sujeitos, estando assim, em sintonia com a sociedade opressora da atualidade.

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