Resumo

O objetivo do estudo foi analisar como as temáticas do “gênero” e da “sexualidade” têm sido abordada nos cursos de Licenciatura em Educação Física das Instituições de Ensino Superior públicas do Rio de Janeiro. O estudo foi desenvolvido através da análise documental dos ementários de quatro instituições: UFRJ, UFRRJ, UFF e UERJ. A Análise do Conteúdo foi utilizada para interpretação dos dados. Os resultados indicam que após análise das 467 ementas, identificaram-se apenas quatro disciplinas (0,85%) que abordam as temáticas do “gênero” e/ou da “sexualidade” nos currículos de três das Instituições pesquisadas: “Gênero e Sexualidade na Escola” e “Estudos de Gênero na Educação Física Brasileira”, na UFF; “Núcleo de Ensino e Pesquisa I: corpo, cultura e sociedade”, na UFRRJ; e “Gênero e sexualidade na Educação Física e no Esporte”, na UFRJ. Concluímos que as referidas temáticas estão marginalizadas na formação superior em Educação Física, colaborando para o despreparo da abordagem das relações de gênero pelos docentes em sua futura intervenção pedagógica, dificultando o combate aos estereótipos, preconceitos e práticas de exclusão por gênero e sexualidade na Educação Física escolar.

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