Gênero e Sexualidade na Licenciatura em Educação Física em Instituições de Ensino Superior Públicas do Rio de Janeiro
Por Ana Beatriz de Araujo (Autor), Fabiano Pries Devide (Autor).
Em XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII CONICE - CONBRACE
Resumo
INTRODUÇÃO
Os Estudos de Gênero na Educação Física (EF) se consolidam a partir de 1990, com aumento da produção acadêmica (DEVIDE et al, 2011). Entretanto, temáticas como o gênero e a sexualidade ainda são emergentes na área (WENETZ, SCHWENGBER, DORNELLES, 2017). Apesar da Resolução Nº 2, de 1º de julho de 2015 prever a obrigatoriedade dos cursos de Pedagogia e Licenciatura garantirem conteúdos sobre diversidade de gênero e sexual (BRASIL, 2015), ainda há escassez deste debate na Licenciatura em EF (CORREIA, DEVIDE, MURAD, 2017). Neste contexto, o problema do estudo busca responder à questão: Como as temáticas de gênero e sexualidade circulam nos cursos de Licenciatura em EF das Instituições de Ensino Superiores públicas (IES) do Rio de Janeiro?