Gênero e Sexualidade nas Práticas Curriculares: Uma Possibilidade em Construção
Por Luciene Neves Santos (Autor).
Resumo
Esse trabalho é o resultado da análise dos relatórios d@s acadêmic@s do curso de Educação Física da Unemat, campus de Tangará da Serra, produzidos devido a experiência de terem assistido aos Jogos Indígenas, realizados em aldeia da etnia Paresi, em 2005. O objetivo era analisar as conseqüências da atividade para a formação, fazendo um recorte na questão de gênero que a atividade suscitou, pois no referido evento foram disputados esportes tradicionais indígenas e dois deles manifestavam uma marcada diferenciação, sendo um típico de homens e outro típico de mulheres. Verifiquei que, embora a diferença tenha sido muito evidente, esse fato não recebeu tratamento mais acurado por parte d@s acadêmic@s, o que me levou a supor que isso decorreu de uma grande semelhança com a lógica de gênero própria das práticas esportivas da cultura não índia.