Gênero e sexualidade no conteúdo dança: percepção das professoras de educação física das escolas estaduais de educação profissional de Juazeiro Do Norte – CE
Por Weslley Breno Silva Oliveira (Autor), Christiane Garcia Macedo (Autor).
Resumo
A escola é um ambiente que auxilia o/a aluno/a na formação do corpo, seus gestos e seus significados. A Educação Profissional de Ensino Médio deve ser pautada no desenvolvimento de habilidades não somente técnicas, mas de relação e interação social, para garantir o desenvolvimento integral. Ao/À professora de Educação Física dá-se a responsabilidade em humanizar e diversificar a prática pedagógica dentro do panorama da cultura corporal. Entendendo a dança como conteúdo que deve ser tratado nas aulas e compreendendo como ferramenta de educação, o/a professor/a deve analisar o que será ensinado dentro desse conteúdo. Os temas gênero e sexualidade ainda são assuntos pouco discutidos em diversos grupos escolares, inclusive dentro das aulas de Educação Física, por isso compreender práticas docentes e o direcionamento dos conteúdos em sala de aula que vislumbrem desmontar as construções sociais acerca dessas temáticas na escola é de grande importância para a formação de futuros/as professores/as. A pesquisa se objetiva em analisar a visão de professores/as acerca das temáticas de gênero e sexualidade dentro do conteúdo dança nas aulas de Educação Física. Para isso foram entrevistadas três professoras de Educação Física das Escolas Estaduais de Educação Profissional do Ceará da cidade de Juazeiro do Norte, os dados da pesquisa passaram por análise de conteúdo para capturar os principais sentidos atribuídos à cada resposta. Sobre a visão das professoras sobre a importância da dança como conteúdo, as professoras da Escola 1 e 2 trabalham a dança de maneira prática e teórica, porém, a professora da Escola 3 diz não passar a prática por uma questão de intimidade e pela própria formação. Ao serem questionadas sobre a relevância de abordar os temas de gênero e sexualidade dentro das aulas, todas afirmaram a importância em ter essa discussão pois auxilia que conflitos e discriminação sejam evitados e entendem esses momentos como abertura para abordar temas que não tem espaço em outras disciplinas, porém gênero e a sexualidade não são abordados diretamente no conteúdo de dança, as discussões ocorrem de maneira sutil, discretas ou quando ocorre algum conflito. Nota-se que as professoras tem interesse e veem a importância de tratar essas temáticas dentro de seus conteúdos, porém, existe a necessidade de uma formação mais crítica para que sejam tratadas de maneira adequada. Planejar e trabalhar sobre gênero e sexualidade, além de dar visibilidade a assuntos pouco discutidos dentro da escola, também possibilitam que atitudes de discriminação sejam evitadas e que a singularidade seja respeitada. Ao professor, deve se preparar e preparar seus/uas alunos/as a lidarem com a diversidade e, à universidade, deve preparar docentes que estejam cientes da realidade social incluindo nos currículos de formação de professores temáticas de gênero e sexualidade.