Gênero, Educação Física Escolar e Pedagogia do Esporte: Construindo Processos Educativos Empoderadores

Por

Parte de Gênero e Sexualidade no Esporte e na Educação Física . páginas 47

Resumo

Introdução

Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC-BRASIL, 2017) a Educação Física é o componente curricular responsável pela tema- tização das práticas corporais em sua diversidade de códigos e significados sociais que representam as possibilidades expressivas dos sujeitos, produzidas historicamente.

Não é preciso muito esforço para identificar que as possibilidades expressivas desses sujeitos não têm sido pensadas de um ponto de vista que privilegie a equidade de gênero. Repensar a estruturação das aulas de Educação Física com vistas ao enfrentamento das desigualdades de oportu- nidades exige que se promova uma profunda reflexão sobre o papel que o fenômeno esportivo assumiu historicamente na constituição dessa disciplina escolar.

Introdução

Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC-BRASIL, 2017) a Educação Física é o componente curricular responsável pela tema- tização das práticas corporais em sua diversidade de códigos e significados sociais que representam as possibilidades expressivas dos sujeitos, produzidas historicamente.

Não é preciso muito esforço para identificar que as possibilidades expressivas desses sujeitos não têm sido pensadas de um ponto de vista que privilegie a equidade de gênero. Repensar a estruturação das aulas de Educação Física com vistas ao enfrentamento das desigualdades de oportu- nidades exige que se promova uma profunda reflexão sobre o papel que o fenômeno esportivo assumiu historicamente na constituição dessa disciplina escolar.