Resumo

Este trabalho surge da necessidade de compreender e intervir nas problemáticas sociais presentes no âmbito educacional e em especial, nas questões de gênero que são vivenciadas na escola, buscando enaltecer a importância desta discussão e deste debate, em cinco periódicos brasileiros. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com uma estratégia de análise de conteúdo, consubstanciada pela leitura de Laurence Bardin (1977), por intermédio de uma revisão sistemática da produção acadêmica do campo da educação e da Educação Física, a respeito do tema gênero e dos objetos de conhecimento jogos e brincadeiras, com foco na Educação Básica. O estudo descreveu e analisou a produção acadêmica sobre gênero e jogos e brincadeiras, a partir dos periódicos selecionados, produzindo uma síntese com as principais indicações dos artigos analisados, a fim de compreender como se dá o atravessamento destas questões de gênero. Para isso, abordou-se o conceito de gênero em sua construção histórica da diferença, tentando trilhar possíveis caminhos para perspectivar uma instituição escolar mais equânime, igualitária e repleta de conhecimentos e relações que permitam superar preconceitos e desigualdades de gênero em todas as etapas da Educação Básica, visando contribuir e subsidiar a formação docente brasileira, sobretudo, em Educação Física.

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