Resumo

A Educação Física brasileira é um ‘campo científico’ relativamente novo, no qual convivem subáreas do conhecimento que se destacam pela diversidade de objetos e problemas de pesquisa e cujas abordagens teórico-metodológicas são fundamentalmente opostas. A temática de Gênero tem sido expressivamente incorporada às agendas de pesquisa de acadêmicas/os da pós-graduação desde o fim da década de 1980, sendo que com a criação do GTT no Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, no ano de 2013, foi possível observar uma produção cada vez mais extensa e que passou a dispor de maior legitimidade no cenário científico. Esta dissertação teve como principal objetivo investigar as características de Teses e Dissertações defendidas no período que compreende entre os anos de 2013 e 2018, no que tange o enfoque temático em gênero. Os objetivos específicos foram: a) destacar aspectos históricos sobre a ciência, a produção científica e a universidade no Brasil, discorrendo a respeito das convergências destes temas com a estruturação do ‘campo científico’ da Educação Física e o surgimento da temática gênero como categoria de pesquisa; b) Identificar em que contexto geoespacial estas teses e dissertações se estabeleceram, quem são as/os autoras/es, as principais tendências temáticas, a prevalência de autoria com base no sexo, quem são as/os principais orientadoras/es brasileiras/os, atentando assim para os aspectos quantitativos da produção; c) apresentar as similaridades que as produções guardam entre si, bem como possíveis avanços frente às transformações que marcaram a virada do século XX para o XXI, consequentemente, focalizando os anos de 2013 a 2018 devido à irrupção e multiplicação de ofensivas antigênero no contexto da América Latina, ocupando-me nesse escopo dos aspectos qualitativos da produção. O problema de pesquisa foi assim formulado: Como se constituiu a produção acadêmico-científica sobre Gênero veiculada por teses e dissertações no contexto da Educação Física no Brasil? A natureza da pesquisa é quanti-qualitativa, tendo como etapas o levantamento das bibliográfico nos repositórios da BDTD e do Catálogo CAPES; o armazenamento das informações em um banco de dados criado a partir do Microsoft Access; a mensuração do progresso da produção por meio da Cientometria e a análise e interpretação dos textos com auxílio do software IRAMUTEQ. Concluo que em meio ao avanço de pensamentos retrógrados e conservadores, que buscam esfacelar direitos e conquistas de minorias sociais em pleno século XXI, estas dissertações e teses apresentam-se como subversões da ordem científica hegemônica, haja vista que um movimento de contra-hegemonia é forjado ante ao que está posto e estabelecido como norma na ciência, na Educação Física e na sociedade brasileira.

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