Gênero e Sexualidade nas Práticas Curriculares: Uma Possibilidade em Construção
Por Luciene Neves Santos (Autor).
Em XI Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
O currículo pode ser um poderoso instrumento para introduzir novos
conhecimentos ou novas concepções, a partir dessa premissa e impelidas
pelas atuais exigências legais para a formação de profissionais de Educação
Física, realizamos uma experiência curricular que visava o contato com
práticas corporais dentro de contexto cultural diferenciado, ou seja,
realizamos uma atividade na qual as acadêmicas do curso de Licenciatura
em Educação Física da Universidade do Estado de Mato Grosso, do campus
de Tangará da Serra, se fizeram presentes nos Jogos Indígenas daquela
região, no primeiro semestre de 2005. Essa experiência permitiu lançar
um olhar sobre as práticas corporais em contexto cultural distinto, o qual
certamente possibilitará uma maior sensibilidade a essa questão na vida
profissional. Mas, também foi feita uma análise da visão das acadêmicas
sobre questões de gênero e sexualidade, subjacentes no discurso textual
nos relatórios de campo produzidos por elas, cujo recorte se deu justamente
pelo interesse particular de pesquisa relacionada a essa temática. Durante
a observação dos jogos ficou bastante evidenciada a existência de práticas
realizadas pelos dois gêneros, sendo somente duas marcadamente separadas,
uma só para homens e outra só para mulheres. Os relatos contrastados
com a observação in loco possibilitou-nos verificar que embora questões
de gênero e sexualidade estivessem muito evidentes, conjeturamos que as
mesmas não receberam tratamento mais acurado pelo simples fato das
acadêmicas terem testemunhado práticas corporais muito similares às
ex i s t ent e s na c u l t u ra não índi a do mundo e sport ivo q u e t ão bem
conhecemos e que tão pouco temos contribuído para sua transformação.
Além disso, detectamos a necessidade do tratamento dessa temática no
currículo, de tal forma que possibilite o olhar mais atento das futuras
profissionais.