Gênese do Conhecimento. Revolução Copernicana da Educação
Parte de Para Que Servem as Escolas? . páginas 155
Resumo
Diz um autor que nenhuma empresa sobreviveria, no sistema de produção, com os índices de perda de ocorrem no processo escolar. O sistema escolar trabalha, aliás, em torno dos fracassos (reprova-ções, recuperações, prêmio e castigo, etc.). De partida, a própria escala das avaliações do rendimento escolar admite, por exemplo, que, num total máximo de 100 pontos, considere-se aceitável um rendimento de apenas 50%, sem se indagar sobre os prejuízos prováveis da ausência dos 50% que não aparecem na verificação da aprendizagem. Aliás, a apuração do rendimento escolar não discri-mina, no elenco dos tópicos do programa, quais são os elementos que devem figurar necessariamente nos 50% aceitos como bom resultado escolar!... Em disciplinas como matemática, em que o processo de "aprendizagem" coincide estritamente com os mecanis-mos das operações mentais, o fracasso escolar pode chegar a 90%, admitindo-se tranqüilamente que "existem crianças que não têm aptidão para matemática"... Os resultados negativos do processo escolar jamais provocam um feedback no comportamento profissio-nal do professor, pois o "mestre é um profissional acima de qualquer suspeita" (o fracasso é atribuído à falta de esforço do aluno ou a eventuais ocorrências circunstanciais). Estimulado pelo fracasso, passa a funcionar, em torno do aluno que não obtém rendimento considerado suficiente, uma constelação de especialistas em "recu-peração escolar" (clínicas ortofrênicas). Jamais se levanta a suspeita de que possa existir um erro fundamental no processo didático.