Geomarketing Esportivo: Uma Análise Espacial do Mercado de Basquetebol no Brasil e na Venezuela
Por Edgar Alexander Hernández Ibarra (Autor).
Em Revista de Gestão e Negócios do Esporte - RGNE v. 2, n 1, 2017.
Resumo
O presente artigo aborda o Geomarketing Esportivo como uma análise espacial do mercado de duas importantes ligas profissionais de basquete na América Latina, o NBB (Brasil) e o LPB (Venezuela). O objetivo principal do estudo foi analisar a atual distribuição geográfica dos clubes e determinar fatores demográficos e socioculturais que influem na localização. Por meio da compilação documental, bibliográfica e geração de modelos de análise espacial e de negócios foi possível entender os atuais padrões de localização. A pesquisa mostra a interação de dois critérios de organização geográfica dos esportes: o critério demográfico predominante na LPB e as características específicas do território predominante no NBB, este último mais evidente no Estado de São Paulo. Como resultado final, espera-se que o critério de organização geográfica dos esportes por meio do Geomarketing Esportivo seja mais um apoio na tomada de decisão, podendo este se integrar às estratégias da gestão de clubes, eventos e instalações esportivas