Resumo

O presente artigo aborda o Geomarketing Esportivo como uma análise espacial  do  mercado  de  duas  importantes  ligas  profissionais  de  basquete  na  América  Latina, o NBB (Brasil) e o LPB (Venezuela). O objetivo principal do estudo foi  analisar a atual distribuição geográfica dos clubes e determinar fatores  demográficos e socioculturais que influem na localização. Por meio da  compilação documental, bibliográfica e geração de modelos de análise espacial  e de negócios foi possível entender os atuais padrões de localização. A pesquisa  mostra  a  interação de  dois critérios de  organização  geográfica  dos esportes: o  critério  demográfico  predominante  na  LPB  e  as  características  específicas  do  território  predominante  no  NBB,  este  último  mais  evidente  no  Estado  de  São  Paulo. Como resultado final, espera-se que o critério de organização geográfica  dos esportes por meio do Geomarketing Esportivo seja mais um apoio na tomada  de decisão, podendo este se integrar às estratégias da gestão de clubes, eventos  e instalações esportivas

Acessar