Gerações Caminhando na Construção da Compreensão de Velhice e Movimento
Por Cláudia Elisa Grasel Ceolin (Autor), Ingrid Marianne Baecker (Autor), José Francisco Silva Dias (Autor).
Em VII Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
Esta investigação é parte de uma temática de pesquisa desenvolvida no PPGCMH/CEFD/UFSM, em Pedagogiado Movimento Humano, que culminará numa proposta didáticapara Educação Físicapara idosos. Nesta investigação pretendeu-se analisar as compreensões de velhicee movimento/ Educação Física, de jovens e idosos matriculadosna ACG "Expressão Motora e Terceira Idade"; no 19 semestre de 1999. Esta constituiu-se de uma pesquisa-ação de abordagem qualitativa. Foram pesquisados indivíduos de ambos os sexos, com idade de 17 a 76 anos: 33 alunos regulares e 20 alunos especiais II. Utilizamos um questionário aberto e observação participante (grupos de discussão) e protocolo, interpretados a partir de análise de conteúdo. Constatamos que a compreensão de velhice dos jovens está relacionada, entre outros, com: 1-experiências e conhecimento;2-declínio das funções orgânicas;3-preconceitos sociais. Para os idosos a velhice relaciona-se com: 1-preconceitos sociais;2-experiências e conhecimento;3-fase de descobertas de novas possibilidades. Quanto à compreensão de movimento (EF para idosos), os jovens a relacionaram com: 1-a prevenção de doenças;2- possibilidades de lazer e prazer;3-valorização social. Já os idosos o compreendem como: 1-possibilidade de descoberta de potenciais e de novas perspectivas frente a vida; 2-manutenção da saúde; 3-sociabilização. Podemos concluir que a compreensão de velhice e movimento é semelhante para jovens e idosos, apresentando diferença na ordem de importância das categorias reincidentes, e evidenciando categorias diferentes de acordo com sua fase de vida, bem como biografia pessoal. Dentro do contexto que este estudo está inserido, as conclusões acima tornam-se relevantes por nortear a reflexão do fazer pedagógicona elaboração da proposta didática pretendida.