Resumo

A fim de reconhecer as características do público-alvo das academias de ginástica de Florianópolis - Ilha, o presente estudo realizou um levantamento preliminar de dados relativo ao mercado local, utilizando como instrumento de pesquisa um questionário fechado, com questões objetivas, aplicados em amostra estratificada acidental constituída por 15% do total de alunos de cada academia de ginástica participante da pesquisa. Procurou-se identificar características gerais da população estudada e dados que evidenciassem os fatores de maior importância no contato dos clientes com a empresa (momentos de verdade), bem como os fatores detenninantes para a efetuação da matricula. Foram pesquisados os "Índices de Atenção Convergente" (IAC) par~ os .seguintes fatores na ~valiação de uma academia de ginástica: a) quadro de professores;. b) qun?ro ~e funcionários;. c) aulas; d) ~ervtços prestad~; 7) instalações. Verificou-se que os clientes das academias de gmás~1ca têm, em média, 28 anos d.e 1dade, silo em m8lona mulheres, praticam ginástica em academia há 4 meses (e~ méd1a), pennanecendo na academ1a cc:rca de 1,72 horas, 3,6 dias na semana. Os principais objetivos silo a estéttca e o manutenção da saú~e e o atendimento pessoal (dos professores e demais funcionários), as instalações e a localização foram os fatores ~aJs observ~dos em seu contato com a empresa. Quanto aos IAC, em geral recairnm sobre lt~s que sugerem que o semço de qunhdade nas Academias de ginástica compreende conforto, segurança, atenção e mot1vação.