Gerenciamento de resultados contábeis nos clubes de futebol do brasil: há diferenças após a implementação do profut?
Por Marke Geisy da Silva Dantas (Autor), Raimundo Marciano de Freitas Neto (Autor), João Victor Joaquim dos Santos (Autor).
Em Podium Sport, Leisure And Tourism Review v. 13, n 1, 2024.
Resumo
Analisar o impacto da aderência ao Profut sobre o nível de gerenciamento de resultados dos principais clubes do futebol brasileiro.
Metodologia: Dezenove clubes foram selecionados para compor a amostra, sendo o período de análise entre 2012 e 2020. Para identificar os accruals discricionários, proxy para o gerenciamento de resultados, foi utilizado o modelo de Jones Modificado (Dechow, Sloan & Sweeney, 1995). Para evidenciar a possível relação entre o Profut e os accruals, foi utilizado um modelo de regressão em painel.
Originalidade/Relevância: Verificação de gerenciamento de resultados em entidades sem fins lucrativos e seu comportamento após mudança em legislação.
Principais Resultados: O modelo de efeitos fixos identificou relação significante entre a presença do Profut e os accruals discricionários, com coeficiente negativo. Esse resultado indica que a inserção do Profut trouxe uma melhor qualidade das informações contábeis no âmbito do futebol brasileiro, no que tange à diminuição do gerenciamento de resultados.
Contribuições teóricas/metodológicas: A implementação de uma política pública, após várias tentativas anteriores, conseguiu impactar o nível de gerenciamento dos clubes futebolísticos brasileiros.