Gerenciamento Emocional de Desempenho em Jogadores de Basquete
Por Emerson Roberto Yépez Herrera (Autor), Luis Stalin Visñay Casillas (Autor), Juan Francisco Soria Maldonado (Autor).
Em Lecturas: Educación Física y Deportes v. 26, n 278, 2021.
Resumo
A atual situação de emergência sanitária, ocasionada pela pandemia do COVID-19, obrigou a uma mudança de hábitos, principalmente na disciplina de basquete, onde o risco de contágio é iminente. Essa situação afeta altos níveis de demanda emocional em atletas. Foi estudada a relação entre inteligência emocional e desempenho esportivo de jogadores de basquete que treinam na Concentración Deportiva de Pichincha. A pesquisa é mista, transversal. A coleta de dados foi realizada por meio do Questionário de Inteligência Emocional no Esporte, de Salovey e Mayer, que apresenta um valor de consistência interna do Alpha de Cronbach de 0,86. Para avaliar o desempenho esportivo, foi utilizada uma escala quantitativa, que considera a eficácia em termos de bolas acertadas na cesta, técnica, tática e tempo de jogo. Para facilitar o processamento dos dados, índices de inteligência emocional foram calculados por meio da análise de componentes principais não lineares, que quantifica as variáveis categóricas. Nas atuais condições pandêmicas, não há relação significativa entre as duas variáveis. Porém, o gerenciamento emocional do desempenho em jogadores de basquete contempla uma série de variáveis antes, durante e depois de uma competição, que devem ser levadas em consideração no planejamento do macrociclo para alcançar aumentos progressivos e sustentados de desempenho, durante os treinamentos e competições.
Referências
Aldaz, T. (2020). Funcionalidad Familiar y su relación con la Inteligencia Emocional en estudiantes de 11 a 14 años de edad en un Colegio Fiscal de Pelileo [Tesis de Grado, Universidad Central del Ecuador, Facultad de Ciencias Psicológicas]. http://www.dspace.uce.edu.ec/handle/25000/20723
Álvarez, A., y Cevallos, H. (2020). Estrategia educativa en clases de educación física para mejorar la inteligencia emocional. Cognosis, 5, 51-62. https://doi.org/https://doi.org/10.33936/cognosis.v5i0.2444