Resumo

INTRODUÇÃO

As diversas influências que colaboraram para a constituição da Educação Física no período de intervalo democrático (1946-1964) constituem tema pouco explorado na historiografia da área. Por isso, compreender que práticas circularam naquele contexto, na tentativa de se efetivarem novas formas de pensar e fazer a Educação Física, é um importante esforço. Neste texto, procuramos dar destaque às ações de Germano Bayer, ex-professor da Escola de Educação Física e Desportos do Paraná e do Colégio Estadual do Paraná, em especial, às estratégias de sistematizar e divulgar entre os seus pares registros de formas de fazer Educação Física por ele presenciadas na Europa. Germano participou de um curso no Real Instituto de Educação Física de Estocolmo (GCI), na Suécia, entre 1952 e 1954, o que permitiu o contato com uma série de práticas desenvolvidas em vários países, principalmente as relacionadas à chamada Ginástica Moderna (BAYER, 2010). Ao retornar à Curitiba, ele procurou fazer circular os registros dessas práticas estrangeiras de diferentes formas, razão pela qual podemos caracteriza-lo como um mediador cultural, no sentido empregado por Gruzinski (2001) e Fonseca (2012). 

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