Gérson e a Lei de Gérson: Utilização do Esporte no Contraponto da Atitude Desportiva em Comercial de Televisão
Por Milton Martins de Lara Junior (Autor), Ricardo Bruscagin Morelatto (Autor).
Em XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom
Resumo
Uma investigação sobre peça de comunicação veiculada nos anos 70 (Comercial do cigarro Vila Rica), no qual o herói do tri-campeonato mundial de futebol, Gérson, dava um depoimento que ficou conhecido de forma pejorativa como: a Lei de Gérson, símbolo do atraso brasileiro, exemplo de utilização de figura pública dialogando com os arquétipos do herói e do malandro, negando – de certa forma – o próprio caráter da desportividade. Utilizaremos as referências de HILLMAN (Cidade & Alma, 1993), MATTA (Carnavais, Malandros e Heróis, 1997) e OLIVEIRA (O Jogo dos Deuses, o Jogo dos Homens, 2004), buscando o cenário do Brasil dos anos 70 e chegando aos malandros de nossos dias (2007).