Resumo

Objetivo: Considera-se a informação um componente estratégico de todos os processos organizacionais. Observa-se que o ambiente em que os clubes de futebol são organizações e estão inseridos, é extremamente competitivo, em que a informação e sua gestão pode ser utilizada neste ambiente de maneira inovadora. Nessa perspectiva, analisa-se a percepção, acesso, compartilhamento e uso da informação no Marília Atlético Clube (MAC), da Cidade de Marília, interior do Estado de São Paulo.

Método: Para tanto, escolheu-se o método ‘Estudo de Caso’, aplicando-se a triangulação. A aplicação de diferentes técnicas de coleta e análise de dados em uma pesquisa qualitativa, a torna mais consistente e propicia maior validade aos dados e análises realizadas.

Resultado: Como resultados apresenta-se alguns parâmetros para a gestão da informação no âmbito do referido Clube, bem como demonstra o uso da informação enquanto recurso como ação inovadora nos contextos estratégicos do MAC.

Conclusões: Evidenciou-se que o uso da informação no contexto dos Clubes pode ser considerado uma estratégia inovadora, entretanto, a falta de infraestrutura e de profissionais da informação acabam se tornando impeditivos para um melhor aproveitamento da informação enquanto recurso, bem como a sua gestão no contexto do Clube. 

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