Gestão da Inovação e Gestão do Conhecimento: Retenção de Conhecimento Técnico no Processo de Inovação
Por Caroline Lievore Helmann (Autor), Claudia Tania Picinin (Autor), Hélio Gomes de Carvalho (Autor), Luiz Alberto Pilatti (Autor).
Em Espacios v. 37, n 3, 2016. Da página 10 a -
Resumo
O conhecimento, na era da informação, é um dos recursos mais valiosos para que as organizações se mantenham em um patamar competitivo. Da mesma forma, o efeito que as inovações apresentam na atual conjuntura, confirma a necessidade que as empresas possuem de gerenciar e reter seus conhecimentos, principalmente os conhecimentos estratégicos, com o intuito de promover inovações, através de processos rápidos e eficientes. O presente artigo tem como objetivo fazer um levantamento teórico-empírico sobre a importância da etapa de retenção de conhecimentos dentro de todo o processo de Gestão do Conhecimento, que garantirá às organizações que seus processos de inovação sejam facilitados. A retenção de conhecimento de indivíduos considerados especialistas nas organizações, em especial nas áreas de P&D é considerado um dos fatores de maior impacto no desenvolvimento de novos produtos e consequentemente na inovação. Portanto, reter o conhecimento de especialistas é uma forma de intensificar e melhorar os resultados da empresa. Este artigo apresenta relevância tanto ao meio acadêmico quanto empresarial, visto que expõe um conteúdo entendimento sobre o processo de gestão de conhecimento, especialmente sobre a etapa de retenção de conhecimento, importância da gestão do conhecimento, dificuldades e benefícios do processo de inovação com o intuito principal de promover agilidade organizacional.