Gestão das experiências de lazer no sesc e no Sesi no Brasil: Da criação e do processo histórico ao estado da arte no Século xxi
Por Luiz Wilson Pina (Autor), Luiz Carlos Marcolino (Autor), Márcia Cristina Pinto Bickel (Autor).
Parte de Gestão Estratégica das Experiências de Lazer . páginas 251 - 265
Resumo
Este texto abordará o Sesc desde sua dimensão de serviço social à
recreação e ao esporte, seguindo-se por sua atuação no campo da ação
comunitária ao campo do lazer, chegando-se à sua gestão integrada
de programas socioculturais, culminando com o planejamento como
política de ação. A criação das organizações conhecidas como Serviço
Social do Comércio (Sesc) e Serviço Social da Indústria (Sesi) é consequência
histórica da Conferência Nacional das Classes Produtoras, realizada
no município fluminense de Teresópolis, de 1º a 6 de maio de 1945,
que deu origem ao documento Carta Econômica de Teresópolis, na qual
os empresários do comércio e da indústria registraram um conjunto de
sugestões para a melhoria das condições produtivas da sociedade brasileira,
considerando as profundas mudanças no panorama das nações
do mundo com o final da Segunda Guerra Mundial e a formação das
Nações Unidas, destinada a alterar as relações políticas e econômicas
entre os países de todos os continentes.