Resumo

Este estudo, de natureza qualitativa, investigou o impacto social das pesquisas apoiadas pela Rede CEDES, no Edital de 2009 e foi desenvolvido por meio de pesquisas documental e exploratória, realizadas com base nos relatórios de Cumprimento de Objeto, livros e extratos de relatórios, apresentados pelos coordenadores dos estudos e disponibilizados no Repositório Institucional Vitor Marinho e pelos próprios pesquisadores. Os dados foram analisados descritivamente, por meio da técnica de Análise de Conteúdo e tomados como indicadores: a distribuição geográfica, os segmentos da população beneficiada, as parcerias e os desdobramentos das pesquisas. Os resultados indicam que a chamada pública 01/2009/ME/SNDEL/REDE CEDES/PELC apoiou 37 projetos de pesquisa, entretanto, apenas 25 apresentaram algum tipo de relatório para esta pesquisa. Observou-se predominância de pesquisas desenvolvidas nas regiões Sul e Sudeste. Puderam ser destacados os seguintes segmentos beneficiados nas pesquisas: 2 estudos com gestores, 5 com gestores e usuários de equipamentos públicos de esporte e lazer, 4 com grupos de pesquisa (documental), 2 com jovens de periferia, 3 com comunidades acadêmicas), 1 com criança obesa, 1 com mulheres negras e empobrecidas, 1 com torcedores organizados, 3 com líderes comunitários, 3 com a comunidade em geral, totalizando um número mínimo estimado de 3.442 pessoas diretamente atingidas, entre as quais, aproximadamente 520 encontram-se em estado de vulnerabilidade social, conforme relatado pelos próprios pesquisadores. No que concerne às parcerias, 15 pesquisas não estabeleceram parcerias e 10 utilizaram parcerias com órgãos municipais e outros grupos de pesquisa. Em relação aos desdobramentos, 7 pesquisas não apresentaram este dado e 18 apontam desdobramentos e continuidade referentes a: 12 pesquisas dedicadas ao mapeamento para embasar políticas públicas e direcionar novas ações; 2 ações relacionadas à organização e participação em eventos; 2 qualificações de estudantes e de gestores; 1 ação envolvendo a mídia para repensar a dimensão social dos megaeventos e 1 sobre produção de material didático para inovação em pesquisa. Percebem-se impactos potencialmente positivos, entretanto, a gestão da informação ainda é precária, requerendo avanços que podem interferir na real situação do impacto social das pesquisas financiadas pela Rede CEDES. 

Acessar