Gestão de Classes de Educação Física e Prevenção de Lesões
Por Kelly Cristine Almeida Sampaio Diniz (Autor), Geraldo Maranhão Neto (Autor).
Em Revista Intercontinental de Gestão Desportiva v. 9, n 2, 2019.
Resumo
O ambiente escolar é considerado relativamente seguro. Todavia é propício a acidentes especialmente em se tratando de aulas práticas de educação física onde há um contato maior entre os alunos. O objetivo do estudo foi discutir a percepção de professores de educação física sobre questões organizacionais que envolvem o planejamento das aulas e a prevenção de acidentes. O instrumento utilizado foi um questionário. Sete professores que atuam no Ensino Fundamental participaram do estudo. Os respondentes deveriam refletir sobre a ocorrência de lesões durante as aulas de educação física escolar bem como referir as medidas aplicadas para prevenir acidentes. Os resultados mostram que se faz necessário organizar e planejar estratégias profiláticas de lesões, assim como o treinamento específico aos professores na área de primeiros socorros.