Resumo

Com o desenvolvimento social e econômico do esporte mundial, parte das organizações esportivas passaram a adotar práticas mais racionais e profissionais de gestão, com o objetivo de aumentar seu desempenho e de atender melhor as expectativas dos seus diversos stakeholders. Nesse contexto, a adoção de procedimentos de avaliação de desempenho organizacional pelas instituições e pelos sistemas do esporte se apresenta como um passo fundamental para a melhoria da gestão e para o desenvolvimento organizacional e do esporte. Dadas as lacunas identificadas de estudos e de modelos aplicáveis para a mensuração deste construto em organizações esportivas do Brasil, este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de propor um modelo inicial de avaliação de desempenho organizacional sistêmico, multidimensional e específico para federações esportivas estaduais brasileiras, entidades estratégicas para o sistema esportivo nacional. Por se propor em desenvolver e aplicar um modelo científico voltado para a prática organizacional, esta pesquisa caracterizou-se como predominantemente metodológica e aplicada, desenvolvida por meio de uma abordagem específica de métodos mistos e estruturada em um modelo sequencial exploratório de complementaridade de três etapas. Na primeira etapa, o estudo identificou 16 determinantes do desempenho organizacional de federações esportivas estaduais brasileiras. Na segunda etapa, o estudo definiu e validou o conteúdo de um modelo inicial de avaliação de desempenho organizacional adequado para federações esportivas estaduais, constituído numa perspectiva sistêmica e multidimensional e composto por 16 dimensões e 90 indicadores de desempenho. Na terceira e última etapa do estudo, o modelo foi aplicado e testado junto a 13 federações esportivas estaduais do sistema da modalidade de tênis de mesa do país. Os resultados obtidos no estudo demonstram a adequação e a aplicabilidade do modelo inicial em contextos organizacionais individuais e sistêmicos de federações esportivas estaduais, seja com a finalidade avaliativa comparativa ou para o aperfeiçoamento da gestão e do desempenho dessas organizações

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