Resumo

INTRODUÇÃO: Considerando-se os dados do INEP existem aproximadamente duas mil instituições de ensino superior no Brasil, nas quais estão matriculados 3.400.000 alunos em cursos de graduação, sendo que deste total 60% estão na faixa etária compreendida entre 18 a 24 anos.Este grande número de jovens nem sempre tem oportunidade de prática de atividade física e/ou esportiva e encontra nas instituições educacionais a única possibilidade de manter um estilo de vida ativo. OBJETIVO: Relatar como a avaliação e mudança na estrutura organizacional do setor de esportes de uma Instituição de Ensino Superior possibilitaram aos alunos de graduação a prática de atividade física e esportiva, oferecendo um serviço diferenciado, promovendo uma percepção positiva da IES, favorecendo um relacionamento mais próximo com o aluno e agregando valor ao serviço prestado pela Instituição. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: Em novembro de 2003 foi feito um levantamento do interesse, por parte dos alunos, de prática de atividade física e esportiva, bem como os dias e horários mais adequados.A partir de 2004 ampliou-se a oferta de prática de atividades físicas como ginástica, yoga, lutas e artes marciais, capoeira e a aprimorou-se o processo de organização de competições esportivas nas modalidades futsal, basquetebol, handebol, voleibol e tênis de mesa. Para a organização de tais atividades levou-se em conta a característica da IES, o perfil do aluno e os recursos existentes. No primeiro semestre de 2004 participaram das atividades mais de 1500 alunos de diversos cursos de graduação. No segundo semestre de 2004 este número superou os 2000 alunos, o que pode ser considerado um êxito do programa. PRINCIPAIS CONCLUSÕES: Existe um grande potencial para o desenvolvimento e gestão de programas de atividade física e esporte em IES, porém há carência de um estudo mais sistemático e um tratamento profissional relativo a este assunto. 

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