Gestão Desportiva: Análise das Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto
Por José Pedro Sarmento de Rebocho Lopes (Autor), Maria José Carvalho (Autor), Ricardo Barreto Coelho (Autor), Daiane Miranda de Freitas (Autor).
Em Revista Portuguesa de Ciências do Desporto v. 9, n 2, 2009.
Resumo
Este estudo tem por objectivo caracterizar e compreender as linhas de investigação traçadas no Gabinete de Gestão Desportiva da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, desde a primeira (1998) à oitava edição do mestrado de Gestão Desportiva (2005).Metodologicamente, os dados para investigação foram recolhi-dos pelos registos administrativos relativos aos alunos de mes-trado e doutoramento, cujo tratamento passou pela análise des-critiva de vários indicadores, designadamente: sexo, nacionali-dade, orientadores, tempo total de obtenção do grau. Recolhemos ainda o acervo de dissertações e teses relativas às edições supramencionadas e procedemos à sua diferenciação quanto às áreas científicas, metodologias e palavras-chave.Os resultados apontam que a área de investigação de Planeamento e Estratégia é predominante nas dissertações de mestrado (27%), sendo as áreas de Direito do Desporto e Desenvolvimento Organizacional as que preenchem as áreas de investigação de doutoramento (50%). A abordagem quantitati-va e o estudo exploratório são as metodologias predominantes das dissertações de mestrado. Nos trabalhos de doutoramento a abordagem qualitativa e o estudo exploratório juntamente com a análise descritiva são mais representativos. Quanto ao tempo médio despendido até a apresentação e defesas públicas,os resultados apontam para 2 anos e 6 meses para os alunos de mestrado e 4 anos e 4 meses para os alunos de doutoramento.