Resumo

O futsal apresenta-se como a modalidade mais praticada no estado do Amazonas e desperta enorme interesse entre crianças, jovens e adultos, fato facilmente verificado nas escolas, nas várias competições organizadas pelas associações nos bairros e por empresas, no entanto esse interesse não se reflete nos eventos organizados pela entidade máxima de administração do futsal no estado. A fim de melhorar a estrutura organizacional da Federação Amazonense de Futsal, bem como aumentar o interesse nesse desporto e principalmente nas ações da entidade, foi elaborado o estudo e proposto um modelo de gestão para a federação que visa a efetiva participação do marketing esportivo e ferramentas da administração, indispensáveis para o sucesso na gestão esportiva atual. A metodologia consistiu da análise que foi feita nos dados referentes a quantidade de participantes e público presente nas competições organizadas pela entidade de administração do futsal no Amazonas e comparada com os mesmos dados de uma competição de futsal organizada por uma empresa no estado. Verificou-se também a ausência de patrocinadores, bem como a defasagem no estatuto e nos modelos de competição da Federação Amazonense de Futsal. Assim, apresenta-se a reforma do estatuto adequando-o a legislação desportiva brasileira em vigor, a reforma dos modelos de competição criando mecanismos de premiações em dinheiro, e competições diferenciadas entre as categorias menores.

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