Resumo

Objetivo:
Verificação das estratégias de gestão de dois clubes de basquetebol, um espanhol e outro brasileiro, bem sucedidos na promoção do basquetebol em nível federado.

Métodos e Resultados:
Para investigação do clube “A”, espanhol, foi adotada a observação participante, pesquisa documental e entrevista com os gestores do clube; o clube “B”, brasileiro, foi analisado a partir da observação de aulas, pesquisa documental e entrevista com técnicos esportivos. Como resultados, os dois clubes sustentam sua gestão a partir das categorias de base, tratadas como parte da identidade do clube e fonte de renda. Além disso, o clube A tem equipe adulta profissional e desenvolve atividades extra federativas, estabelecendo três eixos de sustentação de seu programa esportivo. O clube “B”, por sua vez, mantém as equipes de base de forma ininterrupta há mais de 40 anos, desenvolvendo, a partir destas, equipes adultas em nível estadual e nacional.

Conclusão:
O clube “A” apresenta evidente evolução no número de jogadores nas categorias de base e ascensão da equipe adulta em três ligas de nível nacional da Espanha nos últimos 6 anos, evidenciando o sucesso de seu programa. O clube “B” é um dos principais formadores de atletas brasileiras de basquetebol em nível de seleção nacional nas últimas 4 décadas. Em comum, os dois clubes apresentam a relação de interdependência entre equipe adulta e categorias de base, articulando educação e competição esportiva, o que tem possibilitado a ambos diversificar a fonte de recursos financeiros e ampliar o público envolvido com o basquetebol em suas regiões.