Editora Prismas. Brasil 2014. 230 páginas.

Sobre

O Campeonato Brasileiro de Futebol da Série A disputado no sistema de pontos corridos tem sido considerado um evento de grande porte e um rentável negócio para patrocinadores, fabricantes de bens de consumo, anunciantes e entidades ligadas ao futebol em geral. Para dar suporte a este campeonato de escala nacional, existe um sistema organizacional próprio administrado pela Confederação Brasileira de Futebol - CBF e operacionalizado pelas Federações Estaduais de Futebol e clubes participantes. Este livro busca apresentar e discutir a coexistência das variáveis política, sociocultural, legal ou jurídica, econômica, mercadológica e mídia e TV, que de forma sinergética constroem e influenciam nas tomadas de decisão desta competição. As múltiplas interferências que essas variáveis promovem foram o foco deste trabalho investigando o processo de construção da gestão esportiva do campeonato brasileiro da Série A. Entrevistados importantes dentro do cenário esportivo nacional e mundial como o Presidente de Honra da FIFA João Havelange foram decisivos para apresentar informações dos bastidores da gestão, que em sua maioria dificilmente cairiam em domínio público. A gestão do esporte merece ser destacada como uma ferramenta fundamental para que todas as nuances que envolvem a competição sejam alavancadas a partir das reflexões sobre os processos de rupturas e continuidades que coexistem dentro do futebol. Assim, compreender sua dinâmica interessa a todos os envolvidos, desde o torcedor ao cartola. Os resultados apresentados no decorrer do livro instigam o leitor a desenvolver a necessária criticidade sobre um tema culturalmente enraizado no Brasil, o futebol, mas agora em uma ótica alicerçada pela criteriosa análise técnico-científica, deixando de lado a passionalidade e até mesmo o esoterismo tão presente quando se fala em futebol brasileiro.

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