Gestão do Conhecimento dos Espaços Físicos e das Práticas das Atividades Físicas, Esportivas e de Lazer Para Definição de Políticas Públicas no Estado de Sergipe.
Por Ailton Fernando Santana de Oliveira (Autor), Carlos Roberto Rodrigues Santos (Autor), Marcelo de Aquino Resende (Autor), Marcelo de Castro Haiachi (Autor).
Em 3º Congresso Internacional de Gestão do Esporte e do Lazer - CBGE
Resumo
Diante da inegável importância social e econômica do esporte e das transformações constantes no mundo em pleno processo de globalização e avanço tecnológico, a presente pesquisa faz um levantamento histórico, por meio de um mapeamento de relatos de memórias e documentos, na tentativa de entender como no espaço e tempo foram desenvolvidas a infra-estrutura e as práticas, esportes e de lazer no estado de Sergipe. Assim, contribuir para deixarmos de lado a prática do empirismo exagerado e adentrarmos na era da gestão do conhecimento sobre o esporte, atividades físicas, suas práticas e infraestrutura, possibilitando uma visão mais ampla sobre futuras análises para tomada de decisão. Na análise dos dados verificamos a ausência de políticas públicas e de registro de memória e documental. Em conclusão, admitiu-se que um melhor conhecimento das práticas de atividades físicas em Sergipe não aparenta ser resultado da historização do espaço geográfico, mas da história das modalidades esportivas em seus próprios significados.