Gestão do Conhecimento Sobre Esporte Recreativo e Lazer: Foco nos Relatórios de Projetos Financiados Pela Rede Cedes
Por Denis Juliano Gaspar (Autor), Nara Heloisa Rodrigue (Autor), Giselle Helena Tavares (Autor), Gisele Maria Schwartz (Autor).
Resumo
Mesmo com os avanços no intuito de avaliar o que vem sendo produzido pelos projetos financiados pela Rede CEDES do Ministério do Esporte, ainda há uma necessidade de melhoria na gestão dessas informações. Este estudo, de natureza qualitativa, tem como objetivo, investigar os desdobramentos dos projetos aprovados pelo edital de chamada pública 01/2009ME/SNDEL/REDE CEDES/ PELC, relacionados às publicações de artigos científicos. O estudo desenvolveu pesquisa documental-exploratória no Repositório Institucional Vitor Marinho, com base nos Relatórios de Cumprimento de Objeto (RCO), entregues ao término do contrato da pesquisa. Foram encontrados 18 RCO, representando a amostra intencional deste estudo. Os dados foram analisados por meio da Técnica de Análise de Conteúdo Temático e os resultados divididos em eixos de acordo com a classificação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para periódicos científicos. Nos RCO, foi citada a publicação de 44 artigos, entretanto, 01 era repetido, 01 continha a referência incompleta, 03 eram prefácios de livros e 03 eram resumos, sendo excluídos. Dos 36 artigos considerados, 23 foram publicados no mesmo periódico e este não possui avaliação da CAPES. Além dos 23 sem classificação, mais 02 também não possuem avaliação CAPES, totalizando 25 artigos sem Qualis. Outros 03 artigos não possuem classificação para a Educação Física, embora sejam avaliados pela CAPES. Os 08 artigos restantes estavam distribuídos na seguinte classificação CAPES para a Educação Física: 01 artigo publicado em periódico A2, 01 em B1, 01 em B2, 02 em B4 e 03 em B5. Os resultados apontaram um número alto de publicações em periódicos sem classificação CAPES e em menor quantidade, apareceram artigos bem classificados, sustentando a ideia de que não é impossível publicar em periódicos com estratos mais altos. Outras pesquisas serão necessárias, no sentido de aprofundar as discussões envolvendo esta temática, para identificar os reais motivos pelos quais grande parte dos projetos não submetem os RCO no Repositório e o porquê da escolha por periódicos sem classificação CAPES para a publicação de artigos científicos.