Resumo

O objetivo deste texto é apresentar o surgimento e o desenvolvimento do Grupo de Estudos em Gestão das Práticas Corporais GESPRAC) do Departamento de Educação Física (DEF) , da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC MINAS). Trata-se de um relato de experiência organizado em três partes. Na introdução, é apresentado o processo de criação e constituição do grupo, bem como dados históricos e a abordagem adotada em relação á gestão do esporte como objeto de estudo. Da gestão do Complexo Esportivo (CE) da universidade, passando pela criação do DEF e dos cursos de Licenciatura e Bacharelado, pelo surgimento do Centro de Estudos em Educação Física, Esporte e Lazer (CEEFEL) e pela efetivação do GESPRAC. Quanto à abordagem, o grupo assume como objeto de estudo a gestão das práticas corporais e sua vinculação, importante, mas não exclusiva, com a Educação Física como área de conhecimento e profissão regulamentada. Assume também a gestão como uma dimensão da atuação na profissão, conforme a Lei 9696 de 1998. Em Pessoas e realizações, são apresentadas pesquisadoras de referência para o desenvolvimento do grupo e algumas das ações, ações mais relevantes, destacando-se a curricularização da Gestão do Esporte e do Lazer na universidade, com a departamentalização, as disciplinas, os estágios, os projetos de extensão, o curso de especialização, as pesquisas e as publicações. Em relação às pesquisas, são apresentadas as mais importantes divididas em três grupos. Aquelas desenvolvidas no âmbito do CEEFEL, as compartilhadas com outros grupos de estudos e as desenvolvidas exclusivamente pelo GESPRAC. Também trata de sua inserção na Associação Brasileira de Gestão do Esporte (ABRAGESP)e de sua participação no Congresso Brasileiro de Gestão do Esporte (CBGE) a partir da edição de 2017. Em projeções para o futuro, são identificados desafios amplos em relação ao campo da gestão do esporte e do lazer no país e, como o crescimento da ABRAGESP e do CBGE, assim como a formação de novos(as) pesquisadores(as) e a qualificação dos (as) gestores(as) da área. No âmbito institucional, são apresentados os desafios de aumentar a participação de alunos de graduação, especialmente das mulheres, da maior sistematização das oportunidades de estágio e projetos de extensão, assim como de aproximação com outros departamentos que também estudam ou que podem contribuir com os estudos sobre a gestão do esporte e do lazer, como a Administração, o Direito, a Computação e a Comunicação. São os desafios que devem merecer a atenção do grupo para os próximos anos.

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