Gestão do Esporte: Um Olhar Sobre os Objetivos e Resultados do Patrocínio Esportivo
Por Thiago Coelho de Aguiar Silva (Autor), José Pedro Sarmento de Rebocho Lopes (Autor), Vilde Gomes de Menezes (Autor), Carlos Augusto Mulatinho de Queiroz Pedroso (Autor).
Resumo
Entendido como a mais nova tendência no campo do marketing promocional e institucional, o patrocínio tem diversificado suas atuações entre o esporte, cultura e o entretenimento de uma maneira geral. Com isso o patrocínio esportivo possibilita uma melhoria da comunicação da empresa com seus stakeholders, a valorização e potencialização do uso da marca bem como o aumento das vendas. Portanto, as ações de patrocínio têm recebido cada vez mais investimento por parte de empresas buscando atingir diversos tipos de objetivos em cada ação. O presente trabalho tem por objetivo identificar quais os objetivos mais visados pelas empresas e quais as ferramentas mais utilizadas para avaliar essas ações. A metodologia adotada possui caráter descritivo-analítico, alicerçada em Denzin & Lincoln (2006) empregando os artifícios que permitem criar dados descritivos, possibilitando observar a forma de pensar dos participantes na investigação. De acordo com os dados foi possível observar no estudo, que mesmo cientes da importância e benefícios do patrocínio, muitas empresas encontram dificuldades em mensurar os resultados obtidos em cada ação institucional. Outro fator relevante apontado pelas organizações para a dificuldade em termos de mensuração de resultados é a diversidade de contextos existentes e ações possíveis de serem realizadas, além da ausência de ferramentas que quantifiquem e qualifiquem os resultados esperados pelo patrocinador. Com isso, sugere-se uma relação mais estreita entre os objetivos e os meios de avaliação, ou seja, uma integração entra ambas as etapas no planejamento das ações de patrocínio.