Resumo

Introdução: O esporte universitário é importante para o desenvolvimento do estudante, não só como um fator de prática esportiva e saúde física, mas também para o aspecto de interações interpessoais e desenvolvimento de habilidades pessoais, com isso torna fundamental a prática esportiva no contexto universitário. Deste modo surge a necessidade de investigar quem o promove para os estudantes. Objetivo do Estudo: O objetivo deste artigo foi identificar a forma de gestão do esporte universitário de Instituições de Ensino Superior (IESs) e Associações Atlética Acadêmica (AAAs), e o impacto que essa forma de gestão tem para as IES e AAAs. Referencial Teórico: O esporte universitário passou por diferentes contextos históricos, políticos e sociais. Além disso, conseguiu expressar as variáveis esportivas encontradas no país. Já a Gestão do esporte universitário, basicamente, é a aplicação dos conceitos da gestão nas instituições de ensino superior. A organização do esporte universitário está dividida no modelo federativo e no modelo de ligas e associações independentes. E os fatores críticos de sucesso (FCSs) de sucesso contribuem para um melhor desempenho da organização. Materiais e Métodos: Este artigo é de natureza quantitativa e segue uma abordagem descritiva, onde foram selecionadas as 15 universidades com as melhores colocações no quadro de medalhas do Jogos Universitários Brasileiro (JUB’s) fase regional do estado de São Paulo na edição de 2019. Após a seleção entrou-se em contato com as IES e AAAs, via e-mail, para informarem quem gere o esporte universitário. Das quinze universidades, nove retornaram o contato, e seis não retornaram. Resultados e Discussão: Deste modo foi identificado qual é o tipo de gestão presente nessas IES. Classificou-se as IES em 4 blocos: Gestão Institucional (GI), Gestão Híbrida (GH), Gestão Discente (GD) e, também, em um bloco identificado a partir do estudo a Gestão Terceirizada (GT). Foi constatado o domínio das Universidades com uma Gestão Institucional (GI), onde abrangem cerca de 55% das medalhas, onde todas elas são de caráter privado. A Gestão Híbrida possui o segundo melhor desempenho, e são de caráter pública. Conclusão: As universidades que possuem Gestão Institucional (GI), são de caráter privado e possuem um melhor desempenho. Então, conclui-se que a forma de gestão pode ser um FCS para um melhor desempenho. Como limitação, constata-se o número de IESs/AAAs que não retornaram o contato para responder à pesquisa.