Resumo


O crescente aumento de atividades esportivas programadas, com concentração pública e ocupação da via em São Paulo, representada por maratonas, corridas e caminhadas tem apresentado ao órgão público de gestor do trânsito um grande desafio em administrar estes incidentes programados visando minimizar o impacto dos mesmos no sistema viário principal e no entorno. Este trabalho apresenta o processo de planejamento e operação de Eventos programados em vias pública, dentre estes, as atividades esportivas, analisa variáveis que indicam tendência do comportamento destes eventos na via e sugere a estruturação de um “Indicador de Desempenho Operacional em Eventos Esportivos” como instrumento de aprimoramento deste processo.
 

Referências

AIMS. Associação Internacional de Maratonas e Corridas de Rua. http: http://aimsworldrunning.org/

Bastos, F. C.; Pedro, M. A. D.; Palhares, J. M. Corrida de rua: Análise da produção científica em universidades paulistas. Revista Mineira de Educação Física, v. 17, n. 2, p 76-86, 2009.

Campos, M. T, Moraes, M.B., Lima, E. Rede de Relação e Empreendedorismo da Realização de Corridas de Rua. VIII Encontro de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (EGEPE), Mar 2014.

CET – Companhia de Engenharia de Tráfego – SP. Relação de autorizações de eventos do tipo Concentrações Públicas, Corridas de rua no período de 2009 a Set. 2014.

Federação Paulista de Atletismo. Corrida de rua cresce 15% em São Paulo. Disponível em: Acesso em: 25 Ago. 2013.

Lacombe, F.J.M. Dicionário de negócios: mais de 6.000 verbetes em inglês e português. São Paulo: Saraiva, 2009.

Néspoli, L.C.M., Aguiar, A.L.T. Cobrança de Eventos – Legislação, Razões e Critérios – Boletim Técnico 43. Companhia de Engenharia de Tráfego – CET. SP., 2008.

Salgado, J.V.V.; Chacon-Mikahil, M.P.T. Corrida de rua: análise do crescimento do número de provas e de praticantes. Revista Conexões, v.4, n.1, p. 100- 109, 2006.

Salgado, J.V.V. Análise quantitativa da evolução das Corridas de Rua e das características dos praticantes desta modalidade. Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade Estadual de Campinas, 2005.

SEBRAE Boletim Sebrae, 2014. www.sebrae.com.br

Tadachi, N.T.; Flores, M.C.X. Indicadores da qualidade e do desempenho: como estabelecer metas e medir resultados. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2005.

Zucatto, L.C. et. al. Proposição de Indicadores de Desempenho na gestão pública. ConTexto, Porto Alegre, v.9, n.16, 2.semestre 2009

Acessar