Gestão em Clubes Socioesportivos - Perfil de Gestores no Cenário da Iniciação Esportiva na Cidade de Campinas, Sp, Brasil
Por Marlus Alexandre Sousa (Autor), Mariana Antonelli (Autor), Rubens Venditti Júnior (Autor), Roberto Rodrigues Paes (Autor).
Em Revista de Gestão e Negócios do Esporte - RGNE v. 5, n 2, 2020.
Resumo
No esporte contemporâneo, um dos principais ambientes em que se fomenta a prática esportiva são os clubes socioesportivos. Neste cenário, é perceptível, em muitos casos, gestores desqualificados e despreparados para proporcionarem diretrizes condizentes com a atual necessidade dos praticantes. É necessário pensar no crescimento sustentável das mais diferentes modalidades esportivas para que se busque um desenvolvimento a longo prazo. Diante disso, o objetivo deste estudo é diagnosticar o perfil dos gestores inseridos no âmbito da Iniciação Esportiva. Neste sentido, sabe-se que a Pedagogia do Esporte, disciplina da área das Ciências do Esporte, aponta caminhos para gestores organizarem, sistematizarem, planejarem e avaliarem o processo de gestão. Foi realizada pesquisa bibliográfica acerca das temáticas envolvidas e, também, pesquisa de campo, por meio de questionário com adaptação de Bastos et al., (2006). A amostra foi composta por nove clubes, de acordo com os seguintes critérios de escolha: 1) o clube ser filiado à Associação dos Clubes de Campinas e Região (APESEC); 2) possuir escolas de esportes na faixa etária de 7 a 12 anos. Os sujeitos da pesquisa foram os gestores de esportes de tais ambientes. Como resultados, verificou-se a necessidade do gestor se adequar à demanda do esporte contemporâneo, para que atenda aos interesses e necessidades dos associados. O cargo de gestor é ocupado prioritariamente por homens sem a devida qualificação. Apesar dos cursos já existentes em prol da formação do gestor, há necessidade de possibilitar um aumento desses cursos e, também, facilitar o acesso aos mesmos