Resumo

No  esporte  contemporâneo,  um  dos  principais  ambientes  em  que  se  fomenta  a  prática  esportiva  são  os  clubes  socioesportivos.  Neste  cenário,  é  perceptível,  em  muitos  casos,  gestores  desqualificados  e  despreparados  para  proporcionarem diretrizes condizentes com a atual necessidade dos praticantes. É necessário pensar no crescimento  sustentável das  mais diferentes  modalidades esportivas para  que  se  busque  um desenvolvimento  a  longo prazo.   Diante disso, o objetivo deste estudo é diagnosticar o perfil dos gestores inseridos no âmbito da Iniciação Esportiva.  Neste sentido, sabe-se que a Pedagogia do Esporte, disciplina da área das Ciências do Esporte,  aponta caminhos  para gestores organizarem, sistematizarem, planejarem e avaliarem o processo de gestão.   Foi realizada pesquisa  bibliográfica  acerca  das  temáticas  envolvidas  e,  também,  pesquisa  de  campo,  por  meio  de  questionário  com  adaptação de Bastos et al., (2006). A amostra foi composta por nove clubes, de acordo com os seguintes critérios  de escolha: 1) o clube ser filiado à Associação dos Clubes de Campinas e Região (APESEC); 2) possuir escolas  de esportes na faixa etária de 7 a 12 anos. Os sujeitos da pesquisa foram os gestores de esportes de tais ambientes.  Como resultados, verificou-se a necessidade do gestor se adequar à demanda do esporte contemporâneo, para que  atenda  aos  interesses  e  necessidades  dos  associados.  O  cargo  de  gestor  é  ocupado  prioritariamente  por  homens  sem  a  devida  qualificação.  Apesar  dos  cursos  já  existentes  em  prol  da  formação  do  gestor,  há  necessidade  de  possibilitar um aumento desses cursos e, também, facilitar o acesso aos mesmos

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